Acesso 2024/2025

 

Acesso


Consulte aqui toda a oferta formativa da UAc

Para mais informações sobre bolsas, alojamento e outros apoios consulte na homepage o bloco Serviços de apoio ao estudante

 


Concursos Especiais de acesso a Licenciaturas

Candidaturas para Estudantes Internacionais (não Europeus)

Mais informação | More Information  (em atualização/updating)

A 1.ª fase de candidatura ao Concurso Especial de Acesso para Estudantes Internacionais decorre até 8 de março de 2024. Consulte os editais de abertura de concurso aqui.

The 1st application phase for the Special Admission Contest for International Students runs until March 8, 2024. See the announcement call here.

Candidate-se aqui | Apply here

Para mais informações, por favor contacte através do e-mail / For more information please contact via email :  queroestudar@uac.pt

Candidaturas para Diplomados de Vias Profissionalizantes

Candidate-se aqui  (a atualizar em breve)

Regulamento

Condições de candidatura

1. Possuir um dos seguinte cursos de nível secundário conferente do nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações:

  • Cursos profissionais e cursos científico-tecnológicos/cursos com planos próprios;
  • Cursos de aprendizagem;
  • Cursos de educação e formação para jovens;
  • Cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal, I. P.;
  • Cursos artísticos especializados;
  • Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
  • Cursos artísticos especializados de nível secundário da área da música;
  • Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
  • Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.

2. Possuir um curso de nível secundário cuja área de educação e formação (CNAEF) permita o acesso e a candidatura aos cursos de licenciatura da UAc pretendidos, conforme o Elenco das áreas de educação e formação (CNAEF) que permitem a candidatura a cursos de Licenciatura;

3. Aprovar nas provas exigidas para o acesso aos cursos da UAc.

Provas

Pré-Requisitos

Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior.

A satisfação dos pré-requisitos, no caso da UAc, são meramente de comprovação documental, e são entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no Serviço de Gestão Académica da Universidade dos Açores, caso venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

São exigidos os seguintes pré-requisitos, para os cursos de:

Candidaturas

A realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura ou integrado de mestrado ministrados em instituições de ensino superior públicas é apresentada a nível nacional através do sítio na Internet da Direção-Geral do Ensino Superior.

A instrução dos processos é da exclusiva responsabilidade dos interessados, podendo ser contactados os serviços em caso de dúvidas ou de ser necessário apoio.

Vagas

Documentação

1 - Para a apresentação de candidatura, o candidato deve ser titular da seguinte documentação:

  1. Documentação comprovativa da titularidade do curso de nível secundário português obtido pelo estudante, com a respetiva classificação;
  2. Documentação comprovativa das classificações obtidas nas provas de aptidão profissional, ou de aptidão final, ou de avaliação final, dependendo dos cursos;
  3. Documentação comprovativa das classificações obtidas nas provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata;
  4. Documentação comprovativa da satisfação de pré-requisitos de mera comprovação documental, se necessários para os pares instituição/ciclos de estudos a que concorre;

2 - Quando concorre com a titularidade de curso não português, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, o candidato deve ainda apresentar:

  1. Documentação comprovativa da titularidade do curso do nível secundário não português e da respetiva classificação, em substituição do documento previsto na alínea a) do número anterior;
  2. Certificado de equivalência ao ensino secundário português emitido pela entidade nacional competente;
  3. Documentação comprovativa das classificações obtidas nas provas finais homólogas às provas a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 13.º-C do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, na sua redação atual, quando se pretenda a sua substituição.

3 - Quando pretende a aplicação de prioridade em virtude de ser portador de deficiência, se aplicável no par/instituição ciclo de estudos a que se candidata, o candidato deve apresentar atestado médico de incapacidade multiuso que avalie incapacidade igual ou superior a 60 %, emitido nos termos estabelecidos pelo Decreto-Lei n.º 202/96, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 174/97, de 19 de julho, e 291/2009, de 12 de outubro.

4 — Quando pretende a aplicação de prioridade em virtude de ser emigrante ou familiar que com ele resida, se aplicável no par/instituição ciclo de estudos a que se candidata, o candidato deve apresentar documento comprovativo da situação de emigrante ou de seu familiar, emitido por autoridade diplomática ou consular portuguesa, em termos análogos aos previstos no âmbito do regime geral de acesso ao ensino superior para acesso e ingresso no ano letivo em causa.

5 — Quando pretende a aplicação de prioridade em virtude de residir na área de influência regional da instituição de ensino superior, se aplicável no par/instituição ciclo de estudos a que se candidata, o candidato deve apresentar comprovativo de inscrição emitido pelo estabelecimento de ensino secundário em que esteve matriculado no ano de conclusão do curso e no ano precedente.

Colocação dos candidatos

Perguntas Frequentes – FAQ

Legislação aplicável

Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril

Portaria n.º 150/2020, de 22 de junho

Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior - Deliberação n.º 587/2023

 

Candidaturas para Maiores de 23 anos

Candidate-se aqui  (em atualização)

Podem candidatar-se por este concurso especial os titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade dos maiores de 23 anos para a frequência do ensino superior.

Provas +23 2024

Edital

Regulamento

Calendarização e vagas por curso

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

A instrução dos processos é da exclusiva responsabilidade dos interessados, podendo ser contactados os serviços em caso de dúvidas ou de ser necessário apoio.

Matrícula e inscrição

Para realizares a tua matrícula e inscrição online segue o vídeo tutorial

Pré-Requisitos

Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. A satisfação dos pré-requisitos da UAc é confirmada pelos candidatos aquando da candidatura aos concursos/regimes especiais de acesso, através da submissão da declaração médica ou de auto-declaração (dependendo do curso) disponível nos links abaixo, sendo que o documento original deve ser entregue no Serviço de Gestão Académica aquando do ato da matrícula e inscrição, caso venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

São exigidos os seguintes pré-requisitos, para os cursos de:

Colocados

Candidaturas para Titulares de Outros Cursos Superiores

Candidate-se aqui

Regulamento

Calendarização e vagas por curso  (a atualizar em breve)

Candidatura

Podem candidatar-se através do concurso especial – titulares de cursos superiores, os titulares de um curso de bacharelato, de um curso de licenciatura ou de um ciclo de estudos integrado conducente ao grau de Mestre.

A instrução dos processos é da exclusiva responsabilidade dos interessados, podendo ser contactados os serviços em caso de dúvidas ou de ser necessário apoio.

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Documento comprovativo da titularidade de um curso superior português, ou de equivalência a um curso superior português, com a respetiva classificação final;
  • Comprovativo da classificação de ingresso no Ensino Superior (historial de candidatura ao ensino superior);
  • Comprovativo de pré-requisitos, se aplicável;
  • Os candidatos ao curso de licenciatura em Enfermagem devem apresentar uma certidão discriminada com as classificações obtidas por unidade curricular;
  • Comprovativo dos pré-requisitos, se aplicável *
  • Fotografia.

* Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. A satisfação dos pré-requisitos da UAc é confirmada pelos candidatos aquando da candidatura aos concursos/regimes especiais de acesso, através da submissão da declaração médica ou de auto-declaração (dependendo do curso) disponível nos links abaixo, sendo que o documento original deve ser entregue no Serviço de Gestão Académica aquando do ato da matrícula e inscrição, caso venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

São exigidos os seguintes pré-requisitos, para os cursos de:

Matrícula e inscrição

Para realizares a tua matrícula e inscrição online segue o vídeo tutorial

Colocados

 

Candidaturas para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional (CTeSP)

Candidate-se aqui

Regulamento

Calendarização e vagas por curso   (a atualizar em breve)

Candidatura

O concurso especial abrange os estudantes que sejam:

  • Titulares de diploma de técnico superior profissional;

E que, cumulativamente:

  • Na realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura de uma instituição de ensino politécnico, incluindo de unidades orgânicas de ensino politécnico integradas em universidades, reúnam as condições fixadas pela instituição;

ou

  • Na realização da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura ou integrado de mestrado de uma instituição de ensino universitário, reúnem as seguintes condições:
  • Realização dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do regime geral de acesso e ingresso regulado pelo Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro;
  • Obtenção nesses exames de uma classificação não inferior à classificação mínima fixada pela instituição de ensino superior nos termos do artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro.
  • Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo par instituição/curso pretendido.
  • Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 agosto.

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Diploma de Técnico Superior Profissional, com a classificação final;
  • Conforme o caso, ou documento comprovativo da aprovação na prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos do ensino politécnico em que o estudante pretende ingressar, ou ficha ENES;
  • Certidão de um curso de ensino secundário, quando completo, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Comprovativo dos pré-requisitos, se aplicável *
  • Fotografia.

* Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. A satisfação dos pré-requisitos da UAc é confirmada pelos candidatos aquando da candidatura aos concursos/regimes especiais de acesso, através da submissão da declaração médica ou de auto-declaração (dependendo do curso) disponível nos links abaixo, sendo que o documento original deve ser entregue no Serviço de Gestão Académica aquando do ato da matrícula e inscrição, caso venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

São exigidos os seguintes pré-requisitos, para os cursos de:

Matrícula e inscrição

Para realizares a tua matrícula e inscrição online segue o vídeo tutorial

 

Candidaturas para Reingressos

Candidate-se aqui

O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e instituição de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Regulamento

Calendarização e cursos  (a atualizar em breve)

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

A instrução dos processos é da exclusiva responsabilidade dos interessados, podendo ser contactados os serviços em caso de dúvidas ou de ser necessário apoio.

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Comprovativo do Pré-Requisito*.

* Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. A satisfação dos pré-requisitos da UAc é confirmada pelos candidatos aquando da candidatura aos concursos/regimes especiais de acesso, através da submissão da declaração médica ou de auto-declaração (dependendo do curso) disponível nos links abaixo, sendo que o documento original deve ser entregue no Serviço de Gestão Académica aquando do ato da matrícula e inscrição, caso venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

 

São exigidos os seguintes pré-requisitos, para os cursos de:

 

Matrícula e inscrição

Para realizares a tua matrícula e inscrição online segue o vídeo tutorial

Colocados

 

Candidaturas para Mudança de par Instituição/Curso

 

Candidate-se aqui

Ao abrigo do Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior publicado através da Portaria N.º 181-D/2015, de 19 de junho de 2015, a mudança de curso é o ato pelo qual um estudante se inscreve em curso diferente daquele em que praticou a última inscrição, na mesma ou noutra instituição de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso superior.

Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

  1. Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
  2. Tenham realizado, independentemente do ano letivo, as provas de ingresso fixadas para esse par e tenham obtido nessas provas a classificação mínima exigida pela UAc, para o ano em curso, no âmbito do regime geral de acesso;
  3. Tenham realizado, no estrangeiro, exames finais de âmbito nacional a disciplinas consideradas homólogas das provas de ingresso fixadas para esse par, para o ano em curso, pela UAc, de acordo com a deliberação anual da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior relativa a este assunto;
  4. Tenham ingressado no ensino superior através do concurso para estudantes internacionais mediante o cumprimento de condições que, no ano do ingresso, permitissem o ingresso no curso para o qual o estudante pretende mudar;
  5. Tenham ingressado no ensino superior através do concurso para os maiores de 23 anos, tendo realizado para esse efeito a(s) prova(s) específica(s) escrita(s) realizada(s) que permitam o acesso ao curso para o qual o estudante pretende mudar, no ano em que o candidato se candidata à mudança de curso.

Regulamento

Alteração - Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

Calendarização e vagas por curso  (a atualizar em breve)

Candidatura

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Certificado da última matrícula no ensino superior*;
  • Certificado curricular com unidades curriculares aprovadas no ensino superior, ano curricular, data de aprovação e classificações finais obtidas em cada uma delas, emitida ou traduzida em língua portuguesa ou inglesa*;
  • Declaração de não prescrição emitida pelo estabelecimento superior de origem*;
  • Plano de estudos do curso anteriormente frequentado*;
  • Comprovativo dos pré-requisitos, se aplicável***;
  • Outra documentação em função da forma de ingresso do candidato no ensino superior:
    • Concurso nacional de acesso – certificado de média de acesso ao ensino superior (ficha ENES) e historial de candidatura ao ensino superior*;
    • Ingresso em estabelecimento de ensino superior estrangeiro - certidão emitida pela DGES que comprove que a formação apresentada pelo requerente é de nível superior no sistema educativo de origem, se aplicável, e certidão de aprovação nas disciplinas consideradas homólogas das provas de ingresso exigidas para acesso ao curso pretendido;
    • Modalidades especiais de acesso:
      • Maiores de 23 anos - documento comprovativo da aprovação e da matriz de conteúdo, relativo às provas para o acesso ao ensino superior especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23*;
      • Estudantes internacionais – documentação constante do artigo 9.º do Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional na Universidade dos Açores;
      • Diploma de especialização tecnológica – documento comprovativo de diploma de especialização tecnológica*, conforme o caso, documento comprovativo da aprovação na prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos do ensino politécnico em que o estudante pretende ingressar** ou  a ficha ENES.

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

A instrução dos processos é da exclusiva responsabilidade dos interessados, podendo ser contactados os serviços em caso de dúvidas ou de ser necessário apoio.

 

Matrícula e inscrição

Para realizares a tua matrícula e inscrição online segue o vídeo tutorial

 

Colocados

 

* não aplicável aos candidatos cuja última matrícula tenha sido na UAc

** não aplicável aos candidatos que tenham realizado as provas na UAc

*** Os pré-requisitos são condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. A satisfação dos pré-requisitos da UAc é confirmada pelos candidatos aquando da candidatura aos concursos/regimes especiais de acesso, através da submissão da declaração médica ou de auto-declaração (dependendo do curso) disponível nos links abaixo, sendo que o documento original deve ser entregue no Serviço de Gestão Académica aquando do ato da matrícula e inscrição, caso venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

 

São exigidos os seguintes pré-requisitos, para os cursos de:

 

 

Concursos de acesso a Formação Pós-Graduada

As informações sobre vagas, condições de acesso, calendarização, documentação necessária, taxa de candidatura e propina, devem ser consultadas no edital de cada um dos cursos.

 

Candidaturas a Pós-Graduações - Candidaturas abertas

Candidaturas a Mestrados

Candidate-se aqui

Saiba mais sobre os nossos cursos aqui

Escola Superior de Saúde

Departamento de Enfermagem, Saúde da Família e Comunidade

Faculdade de Ciência Agrárias e do Ambiente

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Faculdade de Economia e Gestão

 

Candidaturas a Doutoramentos - Candidaturas abertas

 

Provas de Acesso

Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade dos Maiores de 23 Anos

Provas +23  (em atualização)

Provas de avaliação dos conhecimentos para Diplomados de Vias Profissionalizantes

Provas

As  provas realizadas na Universidade dos Açores são válidas para o ingresso nesta Instituição  bem como em qualquer uma das outras instituições com quem a Universidade dos Açores se ligou para o efeito, a saber o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Beja,  o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Santarém, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Universidade da Madeira. Para mais informações sobre as vagas abertas nessas Instituições deverá consultar as respetivas páginas de Internet.

Provas exigidas para o acesso aos cursos da UAc

Calendário das provas  (a atualizar em breve)

Inscrição nas Provas - Requerimento de Não Estudante

Matrizes das Provas 2023/2024

Língua e Cultura Portuguesa e Biologia

Língua e Cultura Portuguesa e Economia

Língua e Cultura Portuguesa e Física e Química

Língua e Cultura Portuguesa e História da Cultura e das Artes

Língua e Cultura Portuguesa e Matemática

Língua e Cultura Portuguesa e Matemática para as Ciências Sociais e Educação

Língua e Cultura Portuguesa e Psicologia

Provas e Critérios de Correção 2023/2024

Prova de Língua e Cultura Portuguesas e Biologia - Critérios de correção Língua e Cultura Portuguesas e Biologia
Prova de Língua e Cultura Portuguesas e Economia - Critérios de correção Língua e Cultura Portuguesas e Economia
Prova de Língua e Cultura Portuguesas e História da Cultura e das Artes - Critérios de correção Língua e Cultura Portuguesas e História da Cultura e das Artes
Prova de Língua e Cultura Portuguesas e Matemática para as Ciências Sociais e Educação - Critérios de correção Língua e Cultura Portuguesas e Matemática para as Ciências Sociais e Educação
Prova de Língua e Cultura Portuguesas e Matemática - Critérios de correção Língua e Cultura Portuguesas e Matemática
Prova de Língua e Cultura Portuguesas e Física e Química - Critérios de correção Língua e Cultura Portuguesas e Física e Química

Candidatos e Resultados

Exames específicos de avaliação de capacidade para Estudantes Internacionais

Provas para Estudantes Internacionais  (a atualizar em breve)

Inscrição nas Provas de Língua Portuguesa para ingresso mestrados habilitantes para a docência

Regulamento

Alteração ao regulamento

Calendário

Enunciados das provas de anos anteriores

2020 | 2.ª fase

2019 | 2.ª fase

2018 | 2.ª fase

2017

2015

2014

2013

2012

2011

Lista de Admitidos

Resultados

Resultados dos pedidos de reapreciação da prova escrita

 

Outros

Candidaturas a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)

As candidaturas aos CTeSP decorrem de 1 de julho a 11 de setembro. Consulte o edital de cada curso para saber o número de vagas, condições de acesso, calendarização, documentação necessária, taxa de candidatura e propina:

Desenvolvimento de Aplicações Web Veja o vídeo promocional do curso

Viticultura e Enoturismo

Recursos e Atividades Marítimas

 

Se pretendes ingressar num dos seguintes CTeSP: Desenvolvimento de Aplicações Web, Viticultura e Enoturismo, Recursos e Atividades Marítimas e no teu curso não tiveste disciplinas de Biologia ou Matemática, inscreve-te nas provas necessárias de 3 de julho a 31 agosto. Consulta aqui o edital.

Estrutura da prova de Biologia

Estrutura da prova de Matemática

Referencial da prova de avaliação de conhecimentos de Biologia

Referencial da prova de avaliação de conhecimentos de Matemática

 

Listas de Seriação

CTeSP em Desenvolvimento de Aplicações Web

1ª fase

Fase extraordinária

CTeSP em Recursos e Atividades Marítimas

CTeSP em Viticultura e Enoturismo

 

Prova de Avaliação de Conhecimentos de Matemática

 

Calendário candidaturas aos CTeSP e de provas de avaliação de conhecimentos

2023/2024

Etapas

Datas

Observações

Calendário das provas de avaliação de conhecimentos

Inscrições para as provas de avaliação de conhecimentos

3 de julho a 31 de agosto de 2023

Através de submissão de Requerimento no Portal InforEstudante

Realização das provas de avaliação de conhecimentos de acesso aos CTeSP

4 de setembro de 2023

 

Saída de resultados das provas de avaliação de conhecimentos de acesso aos CTeSP

até 7 de setembro de 2023

Portal WEB da UAc

Pedido de reapreciação das provas de avaliação de conhecimentos

até 14 de setembro de 2023

Através de submissão de Requerimento no Portal InforEstudante

Divulgação dos resultados dos pedidos de reapreciação das provas de avaliação de conhecimentos

até 21 de setembro de 2023

Portal InforEstudante

 

 

 

Calendário de Candidaturas aos CTeSP

Período de candidaturas CTeSP

1 de julho a 11 de setembro de 2023

Portal InforEstudante

Divulgação Resultados das candidaturas

até 13 de setembro de 2023

Portal WEB da UAc

Apresentação de reclamação de resultados finais de candidatura

até 27 de setembro de 2023

Através de submissão de Requerimento no Portal InforEstudante

Matrículas e inscrições

13 a 15 de setembro de 2023

Portal InforEstudante

Início do curso/aulas

18 de setembro de 2023

 

 

Perguntas frequentes (F.A.Q.)

 

Candidaturas para Estudantes dos PALOP

As informações necessárias estão disponíveis aqui.

Sabe mais sobre os cursos

 

Candidatura

Se pretendes ingressar num dos seguintes CTeSP: Desenvolvimento de Aplicações Web e Hortofruticultura, e no teu curso não tiveste disciplinas das áreas relevantes do CTeSP pretendido, inscreve-te nas provas necessárias de 23 de junho a 8 de setembro. Consulta aqui o edital

Para te preparares para a prova de Matemática ou para a prova de Biologia inscreve-te aqui no curso que a Universidade dos Açores preparou para ti.  Seleciona o separador CANDIDATURAS/APPLICATIONS > Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

 

Os CTeSP podem ser financiados pelo Governo Regional dos Açores através de verbas do PRR.

Os estudantes matriculados nos CTeSP poderão ser apoiados pelo Governo Regional dos Açores através de verbas do PRR, devendo reunir cumulativamente os requisitos descritos, conforme consta no artigo 3.º da Resolução do Conselho do Governo n.º 285/2021 de 17 de dezembro de 2021, especificamente:

  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Ativos empregados ou desempregados;
  • Residência fiscal na RAA há, pelo menos, 6 meses.

 

Perguntas frequentes (F.A.Q.)

 

Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas

As candidaturas decorrem de 12 de fevereiro a 8 de março para inscrição em unidades curriculares isoladas para o 2.º semestre, ano letivo 2023/2024.

As candidaturas são submetidas no Inforestudante (https://inforestudante.uac.pt/).

 

Contactos

Se pretende concorrer à Universidade dos Açores, contacte-nos. Teremos muito gosto em responder às suas questões.

Email: queroestudar@uac.pt