CTEsP Perguntas Frequentes

O que são os cursos técnicos superiores profissionais?

Os CTeSP são cursos de nível 5 e conferem diploma de técnico superior profissional.

Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) têm por objetivo formar técnicos superiores profissionais em áreas de atividade profissional de interesse para o desenvolvimento económico e social das regiões.

Este ciclo de estudos tem 120 créditos e a sua duração é de quatro semestres curriculares, ou seja, de 2 anos, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho que se concretiza através de estágios em empresas ou entidades com as quais a Universidade dos Açores já estabeleceu os necessários protocolos.

 

Quais os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) existentes na UAc, no ano letivo 2023/2024?

CANDIDATA-TE!

 

Quando ocorrem as candidaturas aos CTeSP da UAc?

 

As candidaturas realizam-se entre 1 de julho e 11 de setembro de 2023, mediante a submissão de um formulário disponível em InforEstudante - Universidade dos Açores (uac.pt).

 

Quem se pode candidatar aos CTeSP?

Podem candidatar-se aos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) os candidatos detentores de uma das seguintes condições:

  1. sejam titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e tenham tido aprovação em disciplinas das áreas relevantes para o curso a que se candidatam;
  2. sejam titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET) e tenham tido aprovação em unidades de formação das áreas relevantes para o curso a que se candidatam;
  3. sejam titulares de um diploma de técnico superior profissional (CTeSP) e tenham tido aprovação em unidades curriculares das áreas relevantes para o curso a que se candidatam;
  4. sejam titulares de um grau de ensino superior e tenham tido aprovação em unidades curriculares das áreas relevantes para o curso a que se candidatam;
  5. sejam titulares de um dos cursos anteriormente referidos e não tenham tido no seu curso unidades curriculares/de formação nas áreas relevantes do(s) CTeSP a que se candidatam, desde que tenham realizado com sucesso uma prova de avaliação de conhecimentos na(s) respetiva(s) área(s) relevante(s), realizada(s) para o efeito.

 

Quais são as áreas relevantes dos CTeSP da UAc?

  • Desenvolvimento de Aplicações WEB – Matemática
  • Recursos e Atividades Marítimas - Biologia
  • Viticultura e Enoturismo - Biologia e/ou Geologia; ou Física e/ou Química; ou Matemática

Os candidatos que não tenham tido no seu curso unidades curriculares/de formação nas áreas relevantes do CTeSP a que se pretendem candidatar poderão realizar na Universidade dos Açores provas de avaliação de conhecimentos, realizada(s) para o efeito, de Biologia e de Matemática.

 

Não tive disciplinas nas áreas relevantes do CTeSP que pretendo frequentar, como posso fazer a prova?

As inscrições para as provas de avaliação de conhecimentos de Biologia e de Matemática decorrem de 3 de julho a 31 de agosto, através do preenchimento e submissão de requerimento na plataforma InforEstudante - Universidade dos Açores (uac.pt).

As provas realizam-se nos três campos da Universidade dos Açores no dia 4 de setembro de 2023 (consulta horário, salas aqui).

As provas de avaliação de conhecimentos regem-se pelo Despacho N.º 2131/2018 (Regulamento Geral dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Universidade dos Açores) e têm como referencial os conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário:

Referenciais - Biologia

Referenciais - Matemática

Estrutura da Prova - Biologia

Estrutura da Prova – Matemática

 

Os CTeSP vão ser financiados pelo Governo Regional dos Açores através do PRR?

Os estudantes matriculados nos CTeSP poderão ser apoiados pelo Governo Regional dos Açores através de verbas do PRR, devendo reunir cumulativamente os requisitos descritos, conforme consta no artigo 3.º da Resolução do Conselho do Governo n.º 285/2021 de 17 de dezembro de 2021, especificamente:

  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Ativos empregados ou desempregados;
  • Residência fiscal na RAA há, pelo menos, 6 meses.

 

Existe a possibilidade de concorrer a uma bolsa de estudo?

Os estudantes dos CTeSP que não beneficiem de financiamento disponibilizado pelo Governo Regional dos Açores através do PRR têm, tal como os estudantes das licenciaturas ou dos mestrados, e nas mesmas condições destes, direito a pedir bolsa de estudo. Mais informações acerca das condições para a atribuição de bolsa de estudos podem ser obtidas na DGES ou diretamente no Serviço de Ação Social Escolar da UAc.

Os estudantes dos CTeSP têm igualmente direito a beneficiar dos restantes recursos disponibilizados pelo Serviço de Ação Social Escolar da UAc (p. ex., cantinas e residências).

 

Qual a legislação relevante para estes cursos?

1. Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

Cria o diploma de técnico superior profissional.

2. Despacho n.º 2131/2018, de 28 de fevereiro 

Aprova o Regulamento Geral dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Universidade dos Açores (ver Regulamento).

 

Qual o valor da propina?

A informação sobre as propinas encontra-se disponível aqui.

 

O que devo fazer para me candidatar a um CTeSP?

Para se candidatar a um CTeSP, deve apresentar a sua candidatura diretamente à UAc.

Consulte o edital do curso a que pretende concorrer e preencha o respetivo formulário de candidatura:

CANDIDATA-TE!

 

Para informações adicionais contacte o Serviço de Gestão Académica da UAc através do endereço queroestudar@uac.pt ou através do telefone 296650157, 296650556 ou 296650020.

 

Os CTeSP vão ser financiados pelo Governo Regional dos Açores através de verbas do PRR.