1.Contribuir para a qualidade e ética profissional docente, baseadas no rigor científico e na reflexão crítica. 2.Capacitar para a compreensão da realidade educativa e a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas. 3.Promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino. 4.Apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos, com base no conhecimento do seu desenvolvimento e do seu contexto social. 5.Enquadrar o ensino da Informática nas políticas educativas atuais, tendo em conta referências internacionais. 6.Estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Informática em sociedades contemporâneas e multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania. 7.Promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.
1. Consolidar o domínio de conceitos essenciais para o desenvolvimento da informática educativa em contexto educativo. 2. Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional. 3. Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos. 4. Compreender a importância do ensino da Informática em sociedades contemporâneas e multiculturais. 5. Aperfeiçoar capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam. 6. Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.
Desde que demonstrem um bom domínio oral e escrito da Língua Portuguesa, aferido mediante uma entrevista e prova escrita, ambas de natureza eliminatória (classificação mínima de 9,5 valores em cada uma), podem candidatar-se ao ciclo de estudos: 1. Os titulares de grau de licenciado ou equivalente que possuam os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, com alterações posteriores - 120 ECTS em Informática. 2. Podem ainda candidatar-se os indivíduos que: a) Reúnam as condições previstas na alínea d) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, e satisfaçam os requisitos mínimos de formação fixados para o ingresso na respetiva especialidade constantes do anexo ao Decreto-Lei n.º 9-A/2025; b) Cumpram as condições de acesso à prática de ensino supervisionada nos termos previstos nos n.os 3 e 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. No que respeita aos requisitos mínimos de formação, podem candidatar-se os indivíduos que apenas tenham obtido 75% dos referidos créditos na área de Informática, sendo que, nesses casos, poderão realizar os créditos em falta durante a frequência do ciclo de estudos.
Docente de Informática no grupo de recrutamento 550.
Ponta Delgada
M112
120
2 Anos
Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno.