Mestrado em Ensino de Informática

Ano Letivo 2025/2026

« Voltar

Apresentação

1.Contribuir para a qualidade e ética profissional docente, baseadas no rigor científico e na reflexão crítica. 2.Capacitar para a compreensão da realidade educativa e a resolução de problemas relativos à prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas. 3.Promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos à área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino. 4.Apoiar o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis às características dos alunos, com base no conhecimento do seu desenvolvimento e do seu contexto social. 5.Enquadrar o ensino da Informática nas políticas educativas atuais, tendo em conta referências internacionais. 6.Estimular a reflexão sobre a importância do ensino de Informática em sociedades contemporâneas e multiculturais, à luz de princípios de inclusão e cidadania. 7.Promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas.

Objetivos

1. Consolidar o domínio de conceitos essenciais para o desenvolvimento da informática educativa em contexto educativo. 2. Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional. 3. Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos. 4. Compreender a importância do ensino da Informática em sociedades contemporâneas e multiculturais. 5. Aperfeiçoar capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam. 6. Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.

Condições de acesso e ingresso

Desde que demonstrem um bom domínio oral e escrito da Língua Portuguesa, aferido mediante uma entrevista e prova escrita, ambas de natureza eliminatória (classificação mínima de 9,5 valores em cada uma), podem candidatar-se ao ciclo de estudos: 1. Os titulares de grau de licenciado ou equivalente que possuam os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, com alterações posteriores - 120 ECTS em Informática. 2. Podem ainda candidatar-se os indivíduos que: a) Reúnam as condições previstas na alínea d) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, e satisfaçam os requisitos mínimos de formação fixados para o ingresso na respetiva especialidade constantes do anexo ao Decreto-Lei n.º 9-A/2025; b) Cumpram as condições de acesso à prática de ensino supervisionada nos termos previstos nos n.os 3 e 4 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 9-A/2025. No que respeita aos requisitos mínimos de formação, podem candidatar-se os indivíduos que apenas tenham obtido 75% dos referidos créditos na área de Informática, sendo que, nesses casos, poderão realizar os créditos em falta durante a frequência do ciclo de estudos.

Saídas Profissionais

Docente de Informática no grupo de recrutamento 550.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

M112

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • NCE/21/2100203/ALT_001
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Cr 225/2022/AL01

Unidades Curriculares

Código Nome Ano Semestre
02015899Didática da Informática I1º ano1º semestre
02015902Estágio em Ensino da Informática I1º ano1º semestre
02015888Pensamento Computacional1º ano1º semestre
02015405Seminário de Investigação Educacional1º ano1º semestre
02015514Teoria e Organização Curricular1º ano1º semestre
02015531Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos1º ano2º semestre
02015924Didática da Informática II1º ano2º semestre
02015930Estágio em Ensino da Informática II1º ano2º semestre
02015913Laboratório de Aplicações em Robótica e em Aprendizagem1º ano2º semestre
02015959Didática da Informática III2º ano1º semestre
02015965Estágio em Ensino da Informática III2º ano1º semestre
02015941Internet das Coisas e Ciência dos Dados2º ano1º semestre
02015976Programação e Base de Dados2º ano1º semestre
02015987Conceção de Recursos Educativos em Informática2º ano2º semestre
02015621Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente2º ano2º semestre
02015998Didática da Informática IV2º ano2º semestre
02016005Estágio em Ensino da Informática IV2º ano2º semestre
02015610Relatório de Estágio2º ano2º semestre