UAc à distância

UAc à distância


Neste separador é disponibilizada informação e documentação de apoio às atividades letivas e não letivas da UAc à distância que decorram durante o período de suspensão das atividades presenciais.

 

Plataformas e Aplicações

Apresenta-se abaixo uma lista de plataformas e aplicações de interesse para a prática de ensino e trabalho à distância acompanhada de uma breve descrição das mesmas.

 

MS Forms: o Microsoft Forms permite a criação de formulários, questionários, testes e quizzes, obtendo facilmente os resultados à medida que os mesmos são submetidos na plataforma. Ao criar um questionário ou teste, pode convidar outras pessoas a responder usando qualquer navegador da web, incluindo em dispositivos móveis. À medida que as respostas são submetidas, pode usar as ferramentas de análise internas para as avaliar. Os dados e resultados podem ser facilmente exportados para Excel para análises ou classificações adicionais.

Consulte aqui um tutorial que o ajuda na utilização desta plataforma.

 

Zoom: Trata-se um serviço de colaboração que permite realizar reuniões à distância entre dois ou mais participantes da comunidade académica e científica, permitindo a realização de reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais, através da internet. O serviço possibilita a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e o ecrã dos computadores dos participantes. Inclui mecanismos de gravação para registo e disponibilização posterior das sessões. Na UAc o acesso está disponível, para toda a comunidade académica, através da aplicação cliente instalada no computador e mediante a utilização das credenciais do correio eletrónico. Para um melhor entendimento do tipo de acesso permitido pelas contas Basic e Pro bem como da utilização da aplicação, propõe-se a visualização dos seguintes vídeos:

 


Microsoft Teams: Trata-se de uma aplicação da Microsoft integrada no Office 365 que permite o acesso a trabalho colaborativo e que irá substituir o Skype para Empresas até 31 de julho 2021. Na Universidade dos Açores (UAc) o acesso à mesma está disponível, através da aplicação cliente instalada no computador de cada um e/ou via web através do Office 365, para toda a comunidade académica, mediante a utilização  das credenciais do correio eletrónico. Desta forma, o Microsoft Teams serve para realização de reuniões através de conversação on-line, vídeo e audioconferências, tal como acontece atualmente com o Skype para Empresas. Tendo os estudantes acesso ao Microsoft Teams, é possível a sua utilização para a realização de aulas à distância nos termos descritos nos seguintes vídeos:

 

 


Filesender: Trata-se de uma forma segura para partilhar grandes ficheiros até 100GB com qualquer pessoa. O serviço permite a transferência de ficheiros com maior segurança e velocidade do que a efetuada via correio eletrónico (que não foi concebido para este tipo de operação e tem limites relativamente pequenos na dimensão dos ficheiros enviados). É mais seguro e rápido por ser um serviço da RCTS (FCCN), o que não acontece quando se utilizam sistemas/serviços externos semelhantes. O número máximo de destinatários é de 100 (os endereços de correio eletrónico deverão ser separados por ponto e virgula). O tempo disponível para descarregar o ficheiro é no máximo de 60 dias (após esta data os ficheiros são apagados e não é feita copia de segurança). Apenas se pode enviar um ficheiro de cada vez e o seu tamanho não pode ultrapassar os 100 GB (o tempo do carregamento do ficheiro depende do seu tamanho). No entanto, caso se pretenda enviar  vários ficheiros, é possível comprimi-los num único do tipo 7zip, zip, rar, e outros. O envio do ficheiro (upload) para o Filesender consiste em carregar um ficheiro e enviar uma notificação via correio eletrónico para o destinatário. Esta notificação contém uma ligação para que o destinatário possa descarregar o ficheiro. No Internet Explorer só são aceitáveis ficheiros até 2 GB, pelo que se aconselha a utilização do Firefox ou Chrome (última versão).

O acesso a esta ferramenta está disponível via web em https://filesender.fccn.pt/. Trata-se de um serviço federado da FCCN, pelo que será necessário proceder-se à escolha da nossa Instituição e depois à utilização das credenciais nome de utilizador e palavra-passe. Uma vez no ecrã final da aplicação, será necessário indicar os destinatários, o assunto (opcional), escrever a mensagem (opcional) e  selecionar o ficheiro a enviar tal como habitualmente se faz numa aplicação de correio eletrónico. Adicionalmente poderá indicar-se uma data de expiração da mensagem e obrigatoriamente a aceitação das condições do serviço de acordo com o ecrã seguinte:

 

 


Moodle: Trata-se de uma ferramenta de acesso livre para a produção  e gestão de atividades educativas baseadas na Internet, pelo que é utilizada preferencialmente em contextos de ensino à distância e de gestão de cursos online. No entanto,  pode também ser usado numa sala de aula real como complemento às aulas presenciais. Na UAc o acesso é possível via web em https://moodle.uac.pt  mediante a utilização das credenciais nome de utilizador e palavra-passe institucionais. Para um melhor entendimento do sistema propõe-se a consulta da seguinte informação e vídeos:

Breve introdução à plataforma Moodle e à sua utilização

Primeiros passos com o Moodle

O ambiente de trabalho de uma disciplina Moodle

A Disciplina vista pelo professor

Editar Configurações de uma Disciplina

Gerir Participantes de uma Disciplina

 

Propõe-se ainda a visualização dos seguintes vídeos de curta duração que correspondem à versão 3.7 instalada na UAc:

Moodle 3.7 - Finding Way Around

Moodle 3.7 - Dashboard

Moodle 3.7 - What is a course

Moodle 3.7 - Course Layout

Moodle 3.7 - Add Edit Textl

Moodle 3.7 - Editing Icons

Moodle 3.7 - Drag Drop Files

Moodle 3.7 - What are blocks

Moodle 3.7 - HTML block Part

Moodle 3.7 - How to Upload Files

Moodle 3.7 - How to pick a file using File Picker

Moodle 3.7 - Adding Images

Moodle 3.7 - How add files privately

Moodle 3.7 - How to Choose An Activity

Moodle 3.7 - Page Part

 

Outras aplicações para teletrabalho

 

EstamosON - Teletrabalho
Nesta página encontra um conjunto de outras aplicações gratuitas úteis para a concretização de tarefas de trabalho remoto. 

 

Recursos Científicos Open Access

Acesso Aberto

Lista de diretórios, portais, editores e outros recursos científicos disponíveis em Acesso Aberto.

Biblioteca, Aquivo e Museu | UAc

Lista de diretórios, portais, editores e outros recursos científicos.

Bloomsbury Connections

Relação de livros selecionados em Ciências Humanas e Sociais; incluem: antropologia, política e relações internacionais, sociologia, cinema e media, direito e métodos de pesquisa e técnicas de estudo.

DART-Europe

Trata-se de um consórcio de Bibliotecas e instituições científicas europeias que possibilitam o acesso global à investigação, designadamente a teses e dissertações.

Directory of Open Access Books

Directory of Open Access Journals

EBSCO | free research databases 

Bases de dados de pesquisa gratuitos, cobrindo uma variedade de assuntos para estudantes, pesquisadores e bibliotecários.


Coleção de eBooks da Harvards Business Review

No sentido de ajudar a diminuir a pressão sobre as bibliotecas no apoio às aulas em e-leaning, durante o surto da COVID-19, a EBSCO e a Harvard Business Publishing disponibilizam gratuitamente toda colecção de e-books da Harvard Business Review, até 30 de maio de 2020.

eLibraryUSA

A eLibraryUSA garante o acesso a informação científica e outras provenientes de uma grande variedade de fontes (livros, revistas académicas, etc.).
Para obter as credenciais de acesso à plataforma, deve enviar um email para bam.expediente@uac.pt

Food and Agriculture Organization of the United Nations

Acesso ao repositório institucional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Googe Académico

De Gruyter Open Acess Journals

Acesso Aberto a periódicos nas áreas das Ciências Médicas (STM) e das Ciências Sociais e Humanas (HSS).

Hindawi

Acesso Aberto a recursos científicos multidisciplinares: Ciências Biológicas, Medicina, Física, Ciências Sociais, Educação, Matemática, Engenharia, Ciência da Computação e Estudos de Caso.

IDEAS

Base de dados bibliográfico dedicada à Economia. Acesso gratuito a parte significativa dos 3.100.000 artigos referenciados.

Indices of Social Development

Índices de Desenvolvimento Social permitem estimar os efeitos do desenvolvimento social para uma grande variedade de países em indicadores como crescimento económico, desenvolvimento humano e governação.

JSTOR

Acesso Aberto a recursos científicos multidisciplinares resultante de parcerias com bibliotecas e editores.

MDPI

Acesso Aberto a 227 periódicos científicos multidisciplinares com revisão por pares suportados por mais de 35.500 editores académicos.

The National Academies of Sciences, Engineering & Medicine

Nepal Journals Online

Todo o material do NepJOL é livre para visualizar, pesquisar e navegar, no entanto, os direitos autorais de todo o conteúdo são retidos pelos periódicos ou autores.

The OAIster database

The OAIster database é um catálogo de milhões de registros online compilados de coleções gratuitas em todo o mundo. A coleção contém repositórios institucionais com publicações académicas de universidades de todo o mundo.

OMICS International

Acesso aberto a cerca de 700 revistas científicas nas áreas de Ciência, Engenharia, Gestão e Tecnologia.

Open Access Publishing in European Networks

(Open Access Publishing in European Networks) é uma iniciativa colaborativa para desenvolver e implementar um modelo de publicação sustentável de acesso aberto para livros académicos nas ciências humanas e sociais.

OpenAIRE

Open Access Infrastructure for Research in Europe. Acesso Aberto a recursos científicos multidisciplinares de âmbito académico e comunicação científica.

OpenDOAR

Diretório de repositórios académicos de acesso aberto.

OpenDocs

Repositório digital de pesquisas sobre desenvolvimento internacional com abordagem a questões sociais, políticas e económicas.

The Open University UK

Open Research Online (ORO) compartilha publicações, revistas por pares, de diversas áreas científicas. Possui mais de 40.000 resultados de pesquisa numa ampla gama multidisciplinar de pesquisas que vão das ciências às artes.

Oxford University Press

Acesso Aberto a recursos científicos multidisciplinares.

PLOS

Acesso Aberto a recursos científicos nas áreas da Biologia, Genética, Medicina.

PMC

Arquivo digital gratuito de periódicos na área biomédica e de ciências da vida. O texto completo de todos os artigos do PubMed Central está disponível gratuitamente.

Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.

Biblioteca Eletrónica Científica Online - SciELO

Biblioteca Eletrônica Científica Online (do inglês: Scientific Electronic Library Online - SciELO) é um recurso de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos ibero-americanos.

Springer Nature

Este recurso contém cerca de 600 periódicos de acesso totalmente aberto em todas as disciplinas - das ciências da vida às humanidades.

Springer Open

Este recurso disponibiliza periódicos e livros científicos em acesso aberto nas áreas da ciência, tecnologia, medicina, humanidades e ciências sociais.

Taylor & Francis Online

Este recurso disponibiliza mais de 275 títulos totalmente abertos em Ciência, Medicina e Artes e Humanidades.

Wiley

Wiley Open Access publica trabalhos científicos em acesso aberto, revistos por pares, em várias áreas da ciência com relevo para as ciências biológicas, químicas e da saúde.

Open Knowledge Repository | World Bank Group

Repositório oficial de acesso aberto do Banco Mundial. O OKR inclui livros do WB, WDRs, PRWPs, estudos ESW, artigos de periódicos da Revisão Económica do Banco Mundial e Observador de Pesquisa do Banco Mundial, relatórios anuais do WB.

Legislação e normas transitórias e excecionais

 

Institucional

2020.06.08 - Despacho N.º 139/2020 - Plano de Contingência - Retoma de atividades presenciais de investigação

2020.05.30 - Despacho N.º 130/2020 - Plano de Contingência - Serviços mínimos presenciais nas unidades orgânicas

2020.05.30 - Despacho N.º 131/2020 - Retoma de atividades presenciais de estudantes para a realização de teses de doutoramentos

2020.05.23 - Despacho N.º 127/2020 - Plano de Contingência - Serviços mínimos presenciais no campus universitário de Ponta Delgada

2020.05.18 - Despacho N.º 123/2020 - Plano de Contingência - Serviços mínimos presenciais no campus universitário da Horta

2020.05.18 - Despacho N.º 122/2020 - Plano de Contingência - Serviços mínimos presenciais no campus universitário de Angra do Heroísmo

2020.04.22 - Informação N.º 5/2020 - Divulgação das Provas Académicas

2020.04.06 - Despacho N.º 106/2020 - Tolerância de Ponto de Páscoa

2020.03.23 - Despacho N.º 96/2020 - Normas regulamentares transitórias e de exceção para a lecionação de ciclos de estudos

2020.03.23 - Despacho N.º 97/2020 - Processo de Avaliação do Pessoal Docente - Prorrogação dos Prazos

2020.03.16 - Despacho N.º 93/2020 - Suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais, regime de teletrabalho e acesso às instalações

2020.03.11 - Despacho N.º 91/2020 - Prorrogação de prazo para candidaturas aos concursos internos para professor associado

 

Regional

2020.04.08 - Conferência de Imprensa do Governo Regional dos Açores sobre apoio aos estudantes açorianos deslocados

2020.04.02 - Circular Normativa n.º DRSCNORM/2020/22 - Regras relativas à interdição de circulação, encerramento de serviços e estabelecimentos e efetivação das Cercas Sanitárias Concelhias na Ilha de São Miguel

 

Nacional

2020.04.02 - Regulamenta a prorrogação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República

2020.04.02 - Renovação da declaração de estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública

2020.04.02 - Autorização da renovação do estado de emergência

2020.03.24 - Carta aos estudantes - MCTES

2020.03.20 - Decreto n.º 2-A/2020 - Execução da declaração do estado de emergência

2020.03.20 - Esclarecimento - Serviços essenciais no âmbito das instituições científicas e académicas

2020.03.19 - Lei n.º 1-A/2020 - Medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pela COVID-19

 

 

Contactos