Sociedade | Academia Sénior | Oferta Formativa
Cursos
Somos o que comemos. A ciência e a arte de cozinhar
Campus: Ponta Delgada
Duração: 20h
Calendarização: de 15 de outubro a 17 de Dezembro de 2020
Vagas: 30
Docente: Airidas Dapkevicius
Objetivos:
- Compreender o papel diversificado da alimentação na vida humana (função fisiológica, função hedónica e dimensão sociocultural).
 - Conhecer os principais constituintes dos alimentos.
 - Interpretar a rotulagem nutricional dos alimentos.
 - Conhecer o papel da microbiota intestinal na saúde humana.
 - Compreender o impacto da alimentação sobre a microbiota gastrointestinal.
 - Conhecer os conceitos de pré-biótico, probiótico e simbiótico.
 - Conhecer as bases fisiológicas do flavor.
 - Saber aplicar condimentos, especiarias e ervas aromáticas na confeção de alimentos saudáveis.
 - Saber aplicar os conhecimentos teóricos relativos as funções fisiológicas, hedónicas e socioculturais dos alimentos através de exemplos práticos.
 
Conteúdos programáticos:
- A alimentação como elemento cultural. Preparação de um alimento tradicional dos Açores
 - Alimentação e saúde: valor nutricional dos alimentos; impacto da alimentação na microbiota intestinal e na saúde. Preparação de alimentos ricos em fibra e de alimentos probióticos.
 - Comer como um ato hedónico. Aspetos sensoriais dos alimentos. Condimentos, aditivos, especiarias, ervas aromáticas e seus usos.
 - O pão artesanal. Aspetos culturais, química e microbiologia da sua manufatura. Confeção de pão artesanal.
 
Sistemas Políticos Comparados
Campus: Ponta Delgada
Duração: 20h
Calendarização: de 21 de outubro de 2020 a 6 de janeiro de 2021
Vagas: 20
Docente: Miguel Rocha
Objetivos:
- Ênfase à componente teórica, desenvolvendo-se o estudo de tópicos relacionados com a componente política – regimes democráticos e não democráticos (autoritários e totalitários). Abordagem à problemática dos Sistemas de Governo existentes nas sociedades democráticas.
 - Esclarecimento dos conceitos de Cultura Política e de Socialização Política.
 - Abordagem aos temas do programa para proporcionar um melhor conhecimento da dinâmica dos sistemas políticos constitucionais ocidentais e dos BRIC.
 
Conteúdos programáticos:
1. O que é Política
1.1. Sistemas Políticos.
2. Regimes políticos.
2.1. Regimes democráticos e não democráticos.
2.2. Regimes autoritários e totalitários.
3. Sistemas de governo
3.1. Sistema Presidencialista.
O mundo contemporâneo e as artes
Campus: Ponta Delgada
Duração: 20h
Calendarização: de 3 de novembro de 2020 a 26 de janeiro de 2021
Vagas: 30
Docente: Maria Leonor Sampaio da Silva
Objetivos:
- Conhecer as principais tendências e características do mundo contemporâneo.
 - Adquirir conhecimentos sobre a arte contemporânea.
 - Compreender as relações entre arte e sociedade.
 - Conhecer o mundo contemporâneo na complexidade da sua relação com o passado.
 - Refletir sobre temas fraturantes do presente.
 - Identificar momentos diferentes na evolução do conceito de beleza.
 - Reconhecer a dimensão económica e política da arte.
 
Conteúdos programáticos:
- Modernidade VS contemporaneidade; arte VS representação; criação VS criatividade.
 - O século XX: novidades, valores e contradições.
 - A pós-cultura: a leitura de George Steiner.
 - Conceitos em destaque: multiculturalismo, interculturalidade, minorias, poder, consumo, tecnologia, distopia.
 - A evolução da noção de beleza: estereótipos e transgressões.
 - O mundo como imagem. A esteticização do quotidiano. A dimensão política da imagem. Pintura Vs Fotografia.
 - A imagem mediática: publicidade e telenovelas.
 - Feminismos e representações de mulheres.
 - Pós-colonialismo e representações das minorias étnicas.
 
Oficinas Anuais
(Re)Encontros: tertúlia de ideias e emoções
Campus: Ponta Delgada
Duração: Anual
Calendarização: de 19 de outubro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021
Vagas: 35
Docentes: Adolfo Fernando da Fonte Fialho e Josélia Mafalda Ribeiro da Fonseca
Objetivos:
- Desenvolver competências pessoais, relacionais e interculturais;
 - Aprofundar conhecimentos sobre problemáticas de âmbito científico, cultural e social;
 - Reforçar relações interpessoais com vista a minimizar a solidão e aumentar a autoestima e a autoconfiança.
 - Partilhar saberes e experiências, assumindo uma atitude ativa e crítica no processo de construção do programa da oficina.
 
Conteúdos programáticos:
Os conteúdos a explorar serão selecionados mediante um levantamento de necessidades e expetativas dos estudantes seniores, a realizar no início do semestre.
Grupo de Poesia Palavras Sentidas
Campus: Ponta Delgada
Duração: Anual
Calendarização: de 19 de outubro de 2020 a 21 de junho de 2021
Vagas: 20
Formador: Ator Mário Sousa
Objetivos:
- Interiorizar sensações e emoções
 - Explorar as capacidades expressivas do corpo
 - Consciencialização da movimentação corporal
 
Conteúdos programáticos:
1. Dicção
1.1. Exercícios respiratórios
1.2. Coordenação Dinâmica/estatismo
2. Exploração de vários textos poéticos de acordo com a época do ano e das várias solicitações
2.1. Abertura do Ano Letivo
2.2. Dia Mundial da Poesia
2.3. Datas comemorativas de autores
2.4. Encerramento do Ano Letivo
Coral “Vozes ao entardecer”
Campus: Ponta Delgada
Duração: Anual
Calendarização: de 21 de outubro de 2020 a 23 de junho de 2021
Vagas: Sem limite
Formadores: Mário Sousa e Rita Andrade
Objetivos:
- Exercer várias funções tais como: cultural, festiva, literária, religiosa, entre outras.
 - Possibilitar a aprendizagem musical, o desenvolvimento vocal, o conhecimento de repertório diverso e as relações interpessoais.
 
Conteúdos programáticos:
- Técnica base de respiração
 - Aquecimento vocal
 - Noção de naipe e de conjunto
 - Aprendizagem de repertório diverso: temas tradicionais do cancioneiro açoriano; temas tradicionais do cancioneiro de Portugal Continental; poemas musicados; temas de Natal, repertório sacro, etc…
 
Oficinas Semestrais
Oficina: Inglês de Iniciação
Campus: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: de 16 de outubro a dezembro de 2020
Vagas: 20
Formador: Pedro Paulo Câmara
Objetivos:
- Compreender a ordem das palavras na frase inglesa;
 - Reconhecer o plural de alguns nomes;
 - Apresentar-se a si próprio e cumprimentar alguém;
 - Fazer e responder a perguntas sobre a idade, a data de nascimento, morada;
 - Identificar números;
 - Descrever acções momentâneas e rotinas diárias;
 - Identificar e construir frases imperativas;
 - Descrever o local onde trabalha e o que faz.
 
Conteúdos programáticos:
Competências de interpretação: Ouvir/Ver
- Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
 - Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
 
Ler
- Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
 - -Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
 - Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
 - Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
 - Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
 - Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
 
Competências de produção: Falar/Escrever
- Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
 - Produção, simples e breve, mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
 - Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
 - Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
 - Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
 - Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
 - Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
 - Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação.
 
Gramática
- Verbos (Verb Tenses: to be/ to have) - palavras utilizadas para caracterizar um substantivo.
 - Adjetivos possessivos (possessive adjectives) - para indicar posse de algo por alguém.
 - Artigos (articles) - artigos do inglês: A, AN e THE