Bolsas

 

Bolsas de Ensino Superior DGES

 


Requisitos para a candidatura

Os estudantes que pretendam candidatar-se a bolsa de estudo devem cumprir os seguintes requisitos:

1. Estarem matriculados e inscritos em instituições de ensino superior portuguesas e serem:

a. Cidadãos nacionais;     

b. Cidadãos nacionais de Estados membros da União Europeia com direito de residência permanente em Portugal e seus familiares, nos termos da Lei n.º 37/2006, de 9 de Agosto;

c. Cidadãos nacionais de países terceiros:

i. Titulares de autorização de residência permanente, nos termos do artigo 80.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de Julho;

ii. Beneficiários do estatuto de residente de longa duração nos termos do artigo125.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de Julho;

iii. Provenientes de Estados com os quais hajam sido celebrados acordos de cooperação prevendo a aplicação de tais benefícios;

iv. Provenientes de Estados cuja lei, em igualdade de circunstâncias, conceda igual tratamento aos estudantes portugueses;

d. Apátridas;

e. Beneficiários do estatuto de refugiado político.

2. Terem obtido aproveitamento escolar no último ano letivo frequentado;

3. Não possuir curso de nível superior ou equivalente ao que se candidatam;

4. Rendimento per capita do agregado familiar igual ou inferior a 23 vezes o indexante de apoios sociais (IAS) em vigor no início do ano letivo;

          a. No caso dos estudantes trabalhadores, para além do supracitado, é acrescido 2 vezes a Retribuição Mínima Mensal Garantida, em vigor no início do ano letivo. 

5. Não possuir um património mobiliário a 31 de dezembro do ano anterior aquele em que esta a fazer a candidatura superior a 240 vezes o IAS;

6. Apresente a sua situação contributiva e tributária regularizada

Instrução e submissão do requerimento de candidatura

O requerimento é efetuado exclusivamente online na plataforma Be-On. Para isso, terá que ter as credenciais de acesso. Estudantes  da UAc que nunca tenham concorrido ou estudantes  que tenham ingressado pelo acesso maiores de 23, deverão dirigir-se  aos SASE e fazer o pré registo. Se irá fazer a candidatura ao ensino superior pela 1.ª vez terá que indicar nessa candidatura que irá concorrer a bolsa de estudo  e a DGES irá lhe enviar as credenciais por SMS.

Deverá preencher todos os campos do requerimento, anexar os documentos solicitados no separador documentos e só depois submeter a candidatura. Após a submissão, só poderá alterar alguns campos do separador  dados pessoais, nomeadamente o NIB ou IBAN.  Em caso de dúvidas no preenchimento do formulário de candidatura, consulte o Guia do Estudante e a lista de Perguntas Frequentes  disponíveis na página da DGES ou contacte os SASE (ver contactos).

https://www.dges.gov.pt/pt

Informações complementares

Estudante Carenciado

Estudante com um rendimento per capita do agregado familiar igual ou inferior a 23*IAS acrescido do valor da propina máxima anualmente fixada para o 1.º Ciclo de Estudos do Ensino Superior Público.

Agregado Familiar do Estudante

Conjunto de pessoas constituído pelo requerente e demais pessoas que com ele vivam em comunhão de mesa, habitação e/ou rendimento.

A situação pessoal e familiar dos membros do agregado familiar, relevante para efeitos da caraterização do agregado familiar do estudante é aquela que se verifica à data da apresentação da candidatura ou renovação de candidatura a bolsa.

Rendimento do Agregado Familiar

O Rendimento do Agregado Familiar é estipulado conforme previsto nos n.º 1, 2, 3 e 4 do art.º 34.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

Cálculo do rendimento per capita

O rendimento per capita é o resultado da divisão do rendimento do agregado familiar pelo número de pessoas que o constituem.

Estudante Deslocado

Estudante deslocado é aquele que, em consequência da distância entre a localidade em que reside o Agregado Familiar e onde se situa a Universidade, necessita de residir no local do estabelecimento de ensino, ou nas suas localidades limítrofes.

Ao Estudante deslocado e em conformidade com o artigo 21.º do Regulamento de Bolsas de Estudo, pode ser atribuído um benefício anual de transporte consubstanciado no pagamento de uma passagem aérea ou marítima de ida e volta entre o local de estudo e a sua residência habitual. Poderá também usufruir do complemento de alojamento, em conformidade com o artigo 19.º do mesmo Regulamento. 

Prazos

Candidaturas a bolsas e estudo para o ano letivo 2025/2026

A candidatura à atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo de 2025/2026 pode ser apresentada:

  • Entre o dia 25 de junho e o dia 30 de setembro de 2025;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro de 2025; 
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2025 e 31 de maio de 2026, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.”

 

Legislação

Candidatura

Equipa de Apoio Técnico de Análise de Bolsas de Estudo da DGES (Direção-Geral de Ensino Superior) / Technical Support Team for Scholarship Analysis of the DGES (Directorate-General for Higher Education)

Informações adicionais: 

Emailsase.expediente@uac.pt

Contactos Gabinete de Apoio ao Aluno – Bolsas

Ponta Delgada: 296 650 538 (Fernanda Sousa)
Angra do Heroísmo: 295 402 229 (Graça Leal)

Horário de atendimento: 09h00 - 12h00 e 13h30 - 16h00

Programa +Superior

O Programa +Superior visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões.

São elegíveis para a atribuição de uma nova bolsa de mobilidade do Programa +Superior os estudantes que satisfaçam, cumulativamente os seguintes requisitos:

  • Terem sido colocados, no ano letivo para o qual se candidatam à bolsa de mobilidade, numa das instituições elegíveis e terem realizado a matrícula e inscrição na mesma;
  • Terem requerido bolsa de estudo da ação social dentro do prazo fixado no regulamento anual;
  • Ter-lhes sido atribuída uma bolsa de estudo da ação social (existe uma previsão no diploma para a ocorrência da concessão de bolsa em momento posterior);
  • Terem residência habitual em Portugal em concelho não abrangido pela NUTS III onde está situada a unidade orgânica da instituição de ensino superior em se encontram matriculados e inscritos

O prazo geral para requerer a bolsa de mobilidade no âmbito do Programa +Superior decorre de 25 de junho até 30 de setembro. A bolsa pode ainda ser requerida entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo nesse caso atribuída bolsa proporcional, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo.

Consulte o Regulamento do Programa +Superior aqui

Alteração do regulamento Aqui

Bolsa por Mérito DGES - Consulte a lista provisória

As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado, aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior.

Consulte o Regulamento aqui

Alteração do Regulamento aqui

Lista Provisória 2023/2024

Bolsas para cursos de Formação de Professores

A atribuição de bolsas para a frequência de cursos ministrados em Instituições de Ensino Superior conducentes à habilitação profissional para a docência é destinada a:

  • Estudantes que ingressem nos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado em Educação Básica;
  • Estudantes que ingressem nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre nas especialidades que habilitam para a docência, correspondentes a grupos de recrutamento deficitários

Em cada ano letivo, pode ser atribuído um número máximo total de 2500 bolsas.

O valor da bolsa corresponde ao da propina devida, até ao valor da propina máxima fixada para o respetivo ciclo de estudos do ensino superior público.

Os estudantes inscritos nos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado em Educação Básica aos quais seja atribuída a bolsa beneficiam da sua renovação anual, desde que tenham aproveitamento escolar, num número máximo de duas renovações.

A atribuição da bolsa constitui o beneficiário na obrigação de ser opositor aos procedimentos concursais de recrutamento de professores nos três anos seguintes à conclusão do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, mas não prejudica o direito de renúncia por parte dos estudantes elegíveis, o qual deve ser exercido na resposta à notificação da respetiva atribuição.

Consulte o regulamento aqui

Alteração do regulamento aqui

 

 

Bolsas dos Municípios


ILHA DE SANTA MARIA 

Câmara Municipal de Vila do Porto (Brevemente disponível)

  • Apoio à Formação de Jovens  

Candidatura: 1 de agosto a 31 de outubro 

Consulte o regulamento AQUI

Requerimento para novas adesões AQUI

Requerimento para renovação AQUI

Contactos de apoio:

Email: geral@cm-viladoporto.pt

Telefone: 296 820 000 | 961 981 420

 

 

ILHA DE SÃO MIGUEL

Câmara Municipal de Vila Franca do Campo (Disponível)

  • Bolsa de estudos por carência económica
  • Bolsa de estudos por mérito

Candidatura: 1 de julho a 31 de outubro OU sob consulta no portal dos serviços do Município

Consulte o regulamento AQUI

Candidatura através dos Canais Digitais do Municípo AQUI OU nos balcões de atendimento dos Serviços do Município 

Formulário de Candidatura disponível AQUI

 Contactos de apoio:

Email: geral@cmvfc.pt

Telefone: 296 539 100

 

 

Câmara Municipal de Ponta Delgada

  • Bolsa de Estudos a estudantes do Ensino Superior

Candidatura: entre Setembro e 31 de janeiro - sob consulta no portal dos serviços do Município

Consulte o regulamento AQUI

Candidatura através dos Canais Digitais do Municípo OU nos balcões de atendimento dos Serviços do Município 

Formulário de Candidatura disponível AQUI

 Contactos de apoio:

Email: geral@mpdelgada.pt

Telefone: 296 304 400

 

 

Câmara Municipal da Ribeira Grande

  • Bolsa de Estudos a estudantes do Ensino Superior

Candidatura: O prazo para apresentação das candidaturas é fixado em cada ano civil por despacho do Presidente da Câmara

Consulte o regulamento AQUI

1.ª Alteração do Regulamento AQUI

Candidatura deve ser efectuada junto da Divisão de Ação Social e Educação da autarquia ou através do endereço de e-mail dase@cm-ribeiragrande.pt 

Formulário de Candidatura disponível AQUI

Informação adicional:

Email: geralcmrg@cm-ribeiragrande.pt

Telefone: 296 470 730 | 296 470 765

 

 

Câmara Municipal do Nordeste

  • Bolsa de estudos 

​Candidatura: Consulte o site do Município AQUI 

Formulário de Candidatura disponível AQUI

Ficha inquérito AQUI

Consulte o regulamento AQUI

 

  • Prémio Mérito Ingresso Ensino Superior 

​Candidatura: Consulte o site do Município AQUI 

Formulário de Candidatura disponível AQUI

Ficha inquérito AQUI

Consulte o regulamento AQUI

 

Informação adicional:

Email: geral@cmnordeste.pt

Telefone: 296 480 060

 

ILHA DA TERCEIRA

Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

  • Prémios de Mérito Escolar e de Apoio à Frequência de Estudos Pós-Secundários e Superiores 

​Candidatura: Consulte o site do Município AQUI 

Formulário de Candidatura disponível AQUI

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

Email: angra@cmah.pt

Telefone: 295 401 700

 

 

Câmara Municipal da Praia da Vitória

  • Bolsa de Estudos 

​Candidatura: Consulte o site do Município AQUI 

Formulário de Candidatura disponível AQUI

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

Email: geral@cmpv.pt

Telefone: 295 540 200

 

ILHA DO PICO

Câmara Municipal da Madalena

  • Bolsa de Estudos a estudantes 

​Candidatura: 1 de agosto a 31 de outubro (Brevemente disponível)

Formulário de Candidatura disponível no Anexo II AQUI

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

 

 

Câmara Municipal das Lajes do Pico

  • Bolsas de Estudos

​Candidatura:  1 de setembro a 15 de outubro

Formulário de Candidatura:  Fornecido pelo Serviço de Ação Social da Câmara Municipal e entregue nos mesmos Serviços, depois de devidamente preenchidos e assinados.

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

 

 

Câmara Municipal de São Roque do Pico

  • Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior e Politécnico

Candidatura: Consultar AQUI

Formulário de Candidatura:  Fornecido pelo Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de São Roque do Pico

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

 

ILHA DO FAIAL

Município da Horta

  • Bolsa 12 - Bolsa de Estudos para estudantes que ingressam no Ensino Superior

Candidatura:  Setembro - para os estudantes que já tenham frequentado o estabelecimento de ensino superior no ano letivo anterior;

Setembro e outubro para os estudantes que ingressem, pela primeira vez ou numa segunda fase, em estabelecimento de ensino superior.

Consultar AQUI

Formulário de Candidatura AQUI

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

 

ILHA DE SÃO JORGE

Município das Velas 

  •  Bolsas de Estudo a Alunos dos Ensinos Técnico -Profissional e Superior e de Bolsas de Mérito a Alunos dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional (incluindo PROFIJ nível IV)  (Brevemente disponível)

​Candidatura: Os interessados formalizarão as suas candidaturas junto da Câmara Municipal de Velas no período de 1 de agosto a 30 de setembro (consulte o site AQUI)

Formulário de Candidatura disponível AQUI

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

Email: geral@cmvelas.pt 

Telefone: 295 412 214 | 295 412 167

 

 

Câmara Municipal da Calheta

  • Bolsas de Mérito Escolar da Câmara Municipal da Calheta

​Candidatura: Os interessados formalizarão as suas candidaturas junto da Câmara Municipal 

Consulte o regulamento AQUI

 

  • Bolsa de Estudos

​Candidatura: Os interessados formalizarão as suas candidaturas junto da Câmara Municipal 

Formulário de Candidatura: AQUI (Anexo II)

Consulte o regulamento AQUI

 

Informação adicional:

ILHA DA GRACIOSA

Municipío de Santa Cruz da Graciosa

  • Bolsas de Estudo

​Candidatura: Os interessados formalizarão as suas candidaturas até ao final do mês de outubro

Formulário de Candidatura: AQUI

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

Telefone: 295 730 040

Email: geral@cm-graciosa.pt

 

ILHA DAS FLORES

Câmara Municipal das Lajes das Flores

  • Bolsas de Estudo

​Candidatura: 1 de setembro a 31 de outubro Consulte o site AQUI

Formulário de Candidatura:  Dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe para preenchimento do respetivo requerimento.

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

 

 

Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores

  • Bolsa de Estudo

Candidatura: até 31 de setembro

Formulário de Candidatura:  Dirigir-se ao Gabinete de Ação Social do Munícipe para preenchimento do respetivo requerimento.

Consulte o regulamento AQUI

Informação adicional:

 

Outras Bolsas de Estudo e Apoios


Bolsas SANTANDER de Incentivo à Carreira Docente | 2025 - 1.ª Edição - Candidaturas abertas

O Programa “Bolsas Santander de Incentivo à Carreira Docente | 2025 – 1º edição” é um projeto concebido entre a Fundação Santander Portugal (“Fundação”) em Parceria com Instituições de Ensino Superior com a finalidade de captar estudantes para a carreira docente.

É destinado a estudantes que ingressem no primeiro ano de mestrados em ensino para o 3º ciclo e ensino secundário

Consulte o regulamento do Programa aqui

Documentos necessários para a candidatura:

  1. Comprovativo de inscrição no mestrado;
  2. Certificado de licenciatura com referência da média;
  3. Comprovativo do rendimento anual (declaração de IRS de 2024 e/ou comprovativo da segurança social a confirmar se algum dos elementos do agregado familiar recebeu ou não prestações sociais em 2024 e, em caso afirmativo, o valor);
  4. Comprovativo do domicílio fiscal bem como comprovativo da composição do agregado familiar (Portal das Finanças).

Disposições Particulares referentes à Universidade dos Açores:

Serão atribuídas 10 bolsas de estudo no valor de 750€ a estudantes que frequentem o 1.º ano de Mestrado em Ensino de História e 6 bolsas, no mesmo valor, a estudantes do 1.º ano de Mestrado em Ensino de Português/Inglês

Condições de elegibilidade:​

  • Inscrição no 1º ano de Mestrado de Ensino de História ou Ensino de Português/Inglês (Obrigatória)
  • Ser estudante deslocado (Obrigatória)
  • Residência em Portugal (pelo menos três anos) (Obrigatória)
  • Rendimento per capita
  • Nota de ingresso no mestrado
  • Distância à instituição (maior distância entre a localização da Universidade e a morada do agregado familiar de origem)  

CONSULTE AQUI AS DISPOSIÇÕES PARTICULARES 

Plano + Aulas + Sucesso - Atribuição de Bolsas a Estudantes Inscritos em Ciclos de Estudos Conducentes à Habilitação Profissional para a DocênciaEm Vigor

A Direção-Geral da Administração Escolar informa que os estudantes que ingressam nos ciclos de estudos conducentes ao grau de Licenciado em Educação Básica ou ao grau de Mestre nas especialidades indicadas no Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio, podem beneficiar de uma bolsa de apoio financeiro, atribuída anualmente.

Além disso, são igualmente elegíveis para a atribuição de bolsas os detentores dos graus de Mestre ou Doutor que ingressam nos ciclos de estudos conducentes ao grau de Mestre nas áreas de educação, correspondentes aos grupos de recrutamento.

Os candidatos interessados devem cumprir com os requisitos estabelecidos, nomeadamente, concluir o ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre nos três anos seguintes, para satisfação das necessidades permanentes e temporárias nas zonas pedagógicas e de apoio à educação.

Para mais informações, consulte a página da Campanha da "Plano + Aulas + Sucesso" no website da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE).

Consulte o Regulamento Aqui

Consulte o anexo ao regulamento aqui

Bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores 2024/2025 - Em Vigor

Concessão de bolsas de estudo pela Secretaria Regional da Educação e Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego para a frequência de mestrado na área de formação de professores.

Consulte o Decreto Legislativo Regional n.º 26/2021/A de 12 de agosto de 2021

Consulte o n.º de vagas para 2024/2025 aqui

Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior atribuído pelo Governo Regional dos Açores - Candidatura Encerrada

A Resolução do Conselho do Governo n.º 30/2024, de 22 de maio, regulamenta o Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior e revoga a Resolução do Conselho de Governo n.º 222/2021, de 17 de setembro e a Resolução do Conselho do Governo n.º 280/2021, de 3 de dezembro.

A presente Resolução do Conselho do Governo n.º 30/2024, de 22 de maio, produz efeitos a partir do acesso e ingresso no ensino superior no ano letivo 2024/2025.

O que é?

É um Prémio atribuído pelo Governo dos Açores e destina-se a apoiar os estudantes colocados pela primeira vez no ensino superior.

Exclui-se do âmbito de aplicação o ingresso no ensino superior à distância, designadamente através de e-learning ou b-learning.

 

Qual o valor?

O Prémio tem um valor pecuniário de 750,00 €, por estudante.

 

Quem pode beneficiar do Prémio?

Podem candidatar-se os estudantes que, cumulativamente, façam prova de que:

  • à data da candidatura residam permanentemente há, pelo menos, três anos na Região Autónoma dos Açores e tenham estado inscritos, frequentado e concluído o ensino secundário na RAA
  • nunca estiveram matriculados em instituição de ensino superior público, privado ou equiparado.

 

Periodicidade do Prémio?

A atribuição do Prémio é anual e respeita à matrícula efetuada no 1.º ano do Ensino Superior.

 

Como se Formaliza a Candidatura?

1 – As candidaturas são formalizadas exclusivamente online, através do Portal da Educação em link disponibilizado para o efeito e mediante o preenchimento de formulário dirigido ao membro do Governo Regional competente em matéria de educação, do qual devem constar:

  1. a) O nome completo do candidato;
  2. b) O número de identificação fiscal (NIF);
  3. c) O número de cartão de cidadão e respetiva validade;
  4. d) O comprovativo de identificação bancária (IBAN) emitido em nome do candidato;
  5. e) O comprovativo da matrícula no curso superior e instituição em que o candidato ficou colocado.

2- Para comprovar que os candidatos reúnem as condições para requerer o Prémio de Mérito, nos termos do exigido no N.º 2, do Artigo 3.º da supracitada Resolução, os requerentes devem apresentar ainda:

  1. a) A Ficha ENES, relativamente ao concurso nacional público ou privado;
  2. b) O certificado de habilitações e o atestado de residência, relativamente ao concurso especial para diplomados das vias profissionalizantes, ao acesso para titulares maiores de 23 anos (detentores do ensino secundário em escola da Região Autónoma dos Açores), concursos locais públicos e privados (áreas da música, teatro, dança e cinema), ensino superior estrangeiro e aos cursos técnicos superiores profissionais-

Qual o prazo para requerer o Prémio?

As inscrições devem ser apresentadas a partir do dia 6 de outubro, até às 23h59 do dia 15 de dezembro do ano em que a inscrição é formalizada.

Como são apreciadas as candidaturas?

As candidaturas são apreciadas pela Direção Regional da Educação e a decisão final de atribuição do Prémio é da Sra. Secretária Regional da Educação. Esta decisão é publicada em Jornal Oficial e divulgada no Portal do Governo. 

Em caso de falta de algum documento as candidaturas são liminarmente indeferidas?

Não. Excecionalmente, o candidato será contactado, por correio eletrónico, para que no prazo de 5 dias úteis, a partir da notificação, apresente a documentação em falta 

Esta informação não dispensa a leitura atenta do Regulamento do Concurso  Consulte aqui

Apoio ao Ensino Superior Açores (PAPPEES) - Candidaturas Encerradas

Visa apoiar o pagamento de propinas a estudantes do Ensino Superior, residentes na Região Autónoma dos Açores, através da concessão de um apoio, anual equivalente a um terço do valor máximo da propina no ensino superior público.

A quem se destina? 

Residentes na Região Autónoma dos Açores há, pelo menos, três anos

Estudantes cujo rendimento coletável (subtraído pelas deduções à coleta e pelos acréscimos à coleta, a somar pelo benefício Municipal do agregado familiar (quando exista)), não exceda 30.000,00€

Estudantes cujo rendimento coletável (subtraído pelas deduções à coleta e pelos acréscimos à coleta, a somar pelo benefício Municipal (quando não exista agregado familiar)), não exceda 13.500,00€

Prazos das Candidaturas

O período de apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio ao Pagamento de Propinas a Estudantes do Ensino Superior inicia às 9h00 do dia 9 de setembro de 2024 e termina às 16h30 do dia 9 de outubro de 2024.

Consulte o seu regulamento:

Regulamento do Programa de Apoio ao Pagamento de Proprinas

Despacho n.º 1757/2024 de 28 de agosto de 2024

O Programa de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior visa apoiar os estudantes do ensino superior, residentes na Região Autónoma dos Açores através da concessão de uma bolsa de estudo, no valor anual total de 2.750,00€.

A quem se destina? 

Residentes na Região Autónoma dos Açores há, pelo menos, três anos

Estudantes cujo rendimento coletável (subtraído pelas deduções à coleta e pelos acréscimos à coleta, a somar pelo benefício Municipal do agregado familiar (quando exista)), não exceda 15.000,00€

Estudantes cujo rendimento coletável (subtraído pelas deduções à coleta e pelos acréscimos à coleta, a somar pelo benefício Municipal (quando não exista agregado familiar)), não exceda 9.000,00€

Prazos das Candidaturas

O período de apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio ao Pagamento de Propinas a Estudantes do Ensino Superior inicia às 9h00 do dia 9 de setembro de 2024 e termina às 16h30 do dia 9 de outubro de 2024.

Consulte o seu regulamento:

Regulamento do Programa de Apoio a Bolsas de Estudo e Propinas

Despacho n.º 1729/2024 de 22 de agosto de 2024

Bolsas Humanitas - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental - Candidatura Encerrada

5ª Edição Bolsa de Estudo 2024/2025

A HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental lança 5ª edição da Bolsa de Estudo destinada a estudantes do Ensino Superior em Portugal, a acontecer já no ano letivo 2024/2025.

Com o intuito de “promover processos participativos de desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência”, a Federação irá oferecer quatro bolsas de estudo semestrais (no valor de 500€ cada) ou duas bolsas anuais (no valor de 1000€ cada).

A Bolsa de Estudo pretende dar apoio a projetos de investigação que visem aprofundar a pesquisa académica na área da deficiência intelectual. Estes projetos, que devem contribuir para um melhor conhecimento desta realidade, serão escolhidos pela própria Federação, que quer primar por investigações de qualidade.

Prazo de candidatura: 25 outubro 2024

Consulte o regulamento da Bolsa de Estudos HUMANITAS

Fundação Amélia de Mello 

Entidade sem fins lucrativos criada pelo Grupo CUF – dispõe de diversos programas de apoio à I&D na área da medicina e da saúde:

Estabelecem parcerias com diversas Universidades com vista à comparticipação de bolsas na área da medicina, saúde, economia e gestão: https://fundacaoameliademello.org.pt/parcerias-e-projetos/.

 

Tarifas aéreas para Estudantes

Poderão usufruir da tarifa de estudante  todos os estudantes  deslocados da sua área de residência (seja no continente seja nos Açores) que à data da realização da viagem tenham idade compreendida entre os 12 e os 26 anos e que se encontrem a frequentar  qualquer nível de ensino oficial ou equivalente na Região Autónoma dos Açores, incluindo cursos de pós-graduação, mestrados ou doutoramentos.

Para  mais informações, consulte a página da Azores Airlines:

https://www.azoresairlines.pt/pt-pt/informacao/tarifas/estudant

 

Bolsa de Estudo do Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira Estrela ( C.A.S.A.) - Candidatura Encerrada 

Candidaturas abertas para o ano letivo de 2024/2025.

Esta bolsa tem como objetivo apoiar jovens residentes no concelho de Ribeira Grande, que não possuem condições económicas para prosseguir estudos superiores. Deste modo o C.A.S.A visa contribuir para a formação de quadros técnicos superiores na região, fortalecendo o futuro da nossa comunidade. 

Prazos de candidatura:

De 24 de setembro de 2024 a 8 de outubro de 2024.

As candidaturas devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível: https://forms.gle/mSvbziD9GYSbQBCWA

Bolsa de Mérito Gulbenkian - Candidatura Encerrada 

Estão abertas as candidaturas até 31 de outubro para as bolsas de mérito da Fundação Gulbenkian para alunos do primeiro ano que foram colocados este ano na Universidade através do concurso nacional de acesso

  • A bolsa corresponde a um valor de 2.000 € por ano letivo e inclui um apoio adicional único para a realização de um período de mobilidade internacional, Erasmus ou outro programa similar oferecido por cada instituição de ensino, no valor de 2.000 €.
  • As bolsas poderão ser renovadas até à conclusão do mestrado, mediante as condições de renovação inscritas em regulamento.

Condições de Elegibilidade:

  • Nota de candidatura ao ensino superior igual ou maior que 170 pontos, pelo concurso geral de acesso e ingresso no ano letivo 2024/25, no curso em que está inscrito;
  • Comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). De modo a possibilitar a verificação dos rendimentos do agregado familiar, a candidatura à bolsa da DGES é uma condição necessária para a candidatura à Bolsa Gulbenkian de Mérito, independentemente do valor do rendimento do agregado;
  • Só serão atribuídas bolsas aos candidatos selecionados com rendimento anual per capita, conforme verificado pelos Serviços de Ação Social da instituição de ensino respetiva, até 12.000 €.

Consulte Aqui o Regulamento da Bolsa

Bolsa de Estudo Dr.ª Conceição Araújo Oliveira Louro - Candidatura Encerrada 

O Centro Cultural da Caloura (S. Miguel - Açores) informa que está a decorrer as candidaturas para bolsas Dr.ª CONCEIÇÃO ARAÚJO OLIVEIRA LOURO, de 7 a 31 de outubro, destinadas aos estudantes do ensino superior (cursos de Licenciatura e Mestrado em Portugal).

Todos os interessados deverão consultar os documentos requeridos e candidatar-se através do seguinte websitehttps://bolsasclouro.webacores.net/

Consulte o Regulamento Aqui

 

 

Contactos


Emailsase.expediente@uac.pt

Contactos Gabinete de Apoio ao Aluno – Bolsas

Ponta Delgada: 296 650 538 (Fernanda Sousa)
Angra do Heroísmo: 295 402 229 (Graça Leal)

Horário de atendimento: 09h00 - 12h00 e 13h30 - 16h00