Institucional | Faculdades e Escolas


Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução

 

Missão

 

Objetivos

 

Presidente

Patrícia Ventura Garcia

Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente

Introdução

A Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente é uma unidade orgânica da Universidade dos Açores, sedeada em Angra do Heroísmo (Terceira, Açores) que tem como objetivo o ensino pré e pós-graduado nas suas áreas de intervenção (Agricultura, Pecuária, Veterinária, Farmácia, Tecnologia Alimentar e Ambiente), reforçando o impacto destas atividades na sustentabilidade produtiva, ambiental e económica, bem como as suas ligações com a saúde e o bem-estar das populações. As suas atividades de ensino encontram-se associadas à investigação realizada nos Centros e Institutos de Investigação da Universidade dos Açores.

 

Missão

A FCAA tem por missão o ensino, a difusão da cultura, ciência e tecnologia fundamentalmente nos domínios das Ciências Agrárias e do Ambiente, bem como em áreas afins, ao promover:

- a formação humana, cultural, científica e técnica

- a formação a nível da pré e pós-graduação

- a aprendizagem ao longo da vida

- a realização de investigação e desenvolvimento

- a prestação de serviços à comunidade, no sentido de promover o desenvolvimento harmónico e consistente dos intervenientes

- a promoção do intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres nacionais e internacionais.

 

Objetivos

A FCAA tem como principais objetivos:

- promover o desenvolvimento científico, técnico e cultural nas suas áreas de intervenção, através da realização continuada de atividades formativas e de investigação

- criar condições para o aperfeiçoamento técnico-científico do seu corpo docente/investigação

- criar condições que promovam a melhoria do nível cultural, científico e profissional dos seus estudantes

- estimular uma vivência científica e cultural que abranja não só a comunidade académica, mas também a sociedade civil

- promover a geração de ideias e o debate intelectual.

 

Presidente

Maria de Lurdes Nunes Enes Dapkevicius

Faculdade de Economia e Gestão

Introdução

A Faculdade de Economia e Gestão (FEG) da Universidade dos Açores é uma unidade orgânica de ensino e investigação, com autonomia científica, pedagógica e administrativa, englobando o departamento de Economia e Direito e o departamento de Gestão.

A FEG assegura o ensino nas áreas das ciências económicas e empresariais nos três ciclos de estudos, com os cursos de licenciatura em Economia, Gestão e Turismo, os cursos de mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, Gestão do Turismo Internacional e Gestão de Empresas (MBA), e o curso de doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais. No global, a FEG conta com aproximadamente 600 alunos.

A investigação da FEG desenvolve-se essencialmente no âmbito do Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico - Universidade dos Açores (CEEAplA-UAc), no domínio das ciências económicas e empresariais.

Para além do ensino e da investigação, a FEG desenvolve regularmente atividades de prestações de serviços em estreita colaboração com a comunidade em geral e com o tecido empresarial e as entidades públicas dos Açores.

A FEG conta atualmente com dezanove docentes de carreira e dezassete docentes a tempo parcial. Nos docentes de carreira contam-se dois professores catedráticos e dois professores associados, sendo os restantes professores auxiliares. Colaboram ainda com a faculdade duas assistentes técnicas.

 

Missão

A Faculdade de Economia e Gestão tem por missão desenvolver investigação e formação graduada e pós-graduada nas áreas das ciências económicas e empresariais, contribuindo para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável da Região Autónoma dos Açores e do país.

 

Objetivos

No âmbito da sua missão, a Faculdade de Economia e Gestão tem como principais objetivos:

Organizar e assegurar o ensino de primeiro ciclo nas áreas da economia, gestão e turismo;

Organizar e dinamizar formação pós-graduada em economia, gestão e turismo;

Contribuir para a melhoria do nível de qualificação dos cidadãos nas áreas das ciências económicas e empresariais;

Promover investigação científica de excelência e participar ativamente em redes internacionais de divulgação científica;

Estabelecer laços de cooperação com o tecido empresarial e económico da Região Autónoma dos Açores, o Governo Regional e demais entidades públicas, através de parcerias a nível da formação, consultoria e investigação;

Participar ativamente na definição e avaliação de políticas públicas a nível regional e nacional.

 

Presidente

Francisco José Ferreira Silva

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Introdução

 

Missão

 

Objetivos

 

Presidente

Ana Cristina Correia Gil

 


Escola Superior de Saúde

Introdução

A Escola Superior de Saúde (ESS) é uma unidade orgânica de ensino e investigação de natureza politécnica da Universidade dos Açores, que se rege por estatutos próprios e dispõe de autonomia administrativa.

A ESS desenvolve e contribui para o conhecimento na área da saúde de forma inovadora e plural, agregadora de saberes, agindo na procura de respostas sustentáveis aos desafios do Ensino Superior em Portugal e no Espaço Europeu.

 

Missão

A Escola Superior de Saúde está orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, através da articulação do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, contribuindo para a melhoria do nível de saúde das populações.

 

Objetivos

1. Formar profissionais de saúde com elevada competência e excelência nas vertentes científicas, técnicas e humanas num quadro nacional e internacional;

2. Garantir a qualidade do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, adequando a oferta formativa às demandas e às necessidades do mercado

de trabalho da RAA e da sociedade em geral;

3. Participar em projetos de apoio e de prestação de serviços à comunidade;

4. Promover a realização de ciclos de estudos visando a atribuição de graus académicos previstos na lei, de cursos de formação pós-graduada, conferentes ou não de grau académico e outros nos termos da lei, que visam a formação científica, cultural, humanística e tecnológica, no âmbito da saúde e áreas afins;

5. Promover a qualificação e atualização do pessoal docente e não docente e não investigador;

6. Promover a mobilidade a nível nacional e internacional do pessoal docente, não docente e estudantes e o intercâmbio com instituições congéneres;

7. Promover a formação contínua e proporcionar a aprendizagem ao longo da vida;

8. Realizar investigação orientada e desenvolvimento experimental nas áreas de atividade específicas, atividades de promoção de difusão do conhecimento e participar ou cooperar com unidades de natureza científica.

 

Presidente

Cidália de Fátima Cabral de Frias

Escola Superior de Tecnologias

Introdução

 

Missão

 

Objetivos

 

Presidente

Maria José Garoupa Albergaria Bicudo