Acesso 2017/2018

Matrículas

Renovações de Matrícula

 

As renovações de matrícula são realizadas online em http://sanet.uac.pt, de 1 a 6 de setembro.

Concurso Nacional de Acesso

 

O Serviço de Gestão Académica disponibiliza apoio presencial à realização da matrícula e inscrição, devendo para o efeito dirigir-se ao referido serviço no seguinte horário:

  • Dia 28 de setembro – entre as 14h00 e as 16h30;
  • De 29 de setembro a 2 de outubro – entre as 9h15 e as 16h00.

Documentos necessários:

  • Comprovativo de Pré-Requisitos (se aplicável);
  • Fotografia do tipo passe (preferencialmente em formato digital);
  • Cartão de cidadão.

A matrícula e inscrição obrigam ao pagamento prévio da taxa de matrícula (20€) e do seguro escolar (3,08€).

Consultar, com muita atenção, as instruções para a realização da matrícula online.

Concursos Especiais, Mudanças de Curso e Reingresso

 

As matrículas são realizadas online em http://sanet.uac.pt, de 12 a 15 de setembro.

Antes de iniciar o processo de matrícula e inscrição deve:

  1. Verificar o seu número de aluno(a);
  2. Consultar, com muita atenção, as instruções para a realização da matrícula online.

Cursos Técnico Superiores Profissionais

 

Os candidatos colocados no CTeSP em Desenvolvimento de Aplicações Web e no CTeSP em Agroindústrias devem proceder à matrícula e inscrição no Serviço de Gestão Académica, de 4 a 6 de setembro (1ª fase) e de 7 a 8 de setembro (2ª fase)no campo universitário de Ponta Delgada ou no campo universitário de Angra do Heroísmo.

Antes de iniciar o processo de matrícula e inscrição deve:

  1. Verificar o seu número de aluno(a);
  2. Consultar, com muita atenção, as instruções para a realização da matrícula online.

Mestrados, Doutoramentos, Pós-Graduações e Pós-Licenciaturas

 

As matrículas são realizadas online em http://sanet.uac.pt, em conformidade com o prazo definido no edital do respetivo curso.

Antes de iniciar o processo de matrícula e inscrição deve:

  1. Verificar o seu número de aluno(a);
  2. Consultar, com muita atenção, as instruções para a realização da matrícula online.

Frequência de unidades curriculares isoladas

Reingressos

O reingresso é o ato pelo qual um estudante, após uma interrupção dos estudos num determinado curso e instituição de ensino superior, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Documentos necessários:

Formulário eletrónico devidamente preenchido;

Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo).

Calendarização e vagas a concurso

Calendarização e cursos

Regulamento

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

Resultados

Edital 08-09-2017

​Edital 20-09-2017

Edital 21-09-2017

Edital 26-09-2017

Edital 06-10-2017

Edital 09-10-2017

Edital 19-10-2017

Edital 26-10-2017

 

Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)

O prazo de candidatura para a 2.ª fase dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), no ano letivo 2017/2018, decorre entre 5 de agosto e 3 de setembro de 2017.

A calendarização dos atos do concurso constam do edital de cada um dos cursos.

Agroindústrias

Edital 2.ª fase

Candidata-te na 2.ª fase

Candidatos Admitidos na 1.ª fase

Candidatos admitidos fora do prazo

Desenvolvimento de Aplicações Web

Edital 2.ª fase

Candidata-te na 2.ª fase

Candidatos Admitidos na 1.ª fase

Candidatos Admitidos na 2.ª fase

Candidatos admitidos fora do prazo

Candidatos admitidos fora do prazo

Mais informação disponível aqui.

Pós-Graduações / Mestrados / Doutoramentos

Já estão abertas as candidaturas a pós-graduações e mestrados para o ano letivo de 2017-2018.

Faça a sua candidatura em servicosonline.uac.pt, Separador Candidaturas.

Para mais informações sobre os cursos, consulte a secção Ensino no portal da UAc.

 

Consulte os editais do concurso de acesso e ingresso:

Escola Superior de Saúde

Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho (candidaturas 3.ª fase de 10 a 13 de outubro) (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase)

Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente

Doutoramento em Ciências Agrárias

Mestrado em Engenharia Agronómica (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Água (candidatos admitidos: 3.ª fase)

Mestrado em Engenharia Zootécnica (candidatos admitidos: 1.ª fase |  2.ª fase)

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase | 3ª fase - aditamento)

Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3ª fase)

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Mestrado em Educação e Formação (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Filosofia para Crianças (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Filosofia Contemporânea – Valores e Sociedade (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Pós-Graduação em E-Learning

Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Relações Internacionais: o Espaço Euro-Atlântico (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Sociologia (candidatos admitidos: 1.ª fase)

Mestrado em Tradução e Assessoria Linguística

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Doutoramento em Biologia (candidatos admitidos: 3.º fase)

Doutoramento em Ciências do Mar

Doutoramento em Geologia

Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia (candidatos admitidos: 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Ciências Biomédicas (candidatos admitidos: 1.º fase | 2.ª fase)

Mestrado em Estudos Integrados dos Oceanos (candidatos admitidos: 1.º fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos (candidatos admitidos: 1.º fase | 2.ª fase)

Faculdade de Economia e Gestão

Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais (candidatos admitidos: 1.ª fase | 3.ª fase)

Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais (candidatos admitidos: 1.ª fase, Retificação 1.ª fase, Não Admitidos 1.ª fase | 2.ª fase)

Mestrado em Gestão de Turismo Internacional (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | Fora do prazo)

Mestrado em Gestão de Empresas (MBA) (candidatos admitidos: 1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase)

 

 

Para informações sobre propinas, consulte a secção Serviços, Separador Gestão Académica no portal da UAc.

 

Mudança de par/Instituição/Curso

Ao abrigo do novo Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior publicado através da Portaria N.º 181-D/2015, de 19 de junho de 2015, a mudança de curso é o ato pelo qual um estudante se inscreve em curso diferente daquele em que praticou a última inscrição, na mesma ou noutra instituição de ensino superior, tendo havido ou não interrupção de inscrição num curso superior.

Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:

  1. Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
  2. Tenham realizado, independentemente do ano letivo, as provas de ingresso fixadas, para esse par, para esse ano, e tenham obtido nessas provas a classificação mínima exigida pela UAc, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  3. Tenham realizado, no estrangeiro, exames finais de âmbito nacional a disciplinas consideradas homólogas das provas de ingresso fixadas, para esse curso, para esse ano, pela UAc, de acordo com a deliberação anual da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior relativa a este assunto;
  4. Tenham ingressado no ensino superior através do concurso para estudantes internacionais mediante o cumprimento de condições que, no ano do ingresso, permitissem o ingresso no curso para o qual o estudante pretende mudar.

Tenham ingressado no ensino superior através do concurso para os maiores de 23 anos, tendo realizado para esse efeito a(s) prova(s) específica(s) escrita(s) realizada(s) que permitam o acesso ao curso para o qual o estudante pretende mudar, no ano em que o candidato se candidata à mudança de curso.

Regulamento

Alteração - Regulamento Geral dos Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Certificado da última matrícula no ensino superior*;
  • Certificado curricular com unidades curriculares aprovadas no ensino superior, ano curricular, data de aprovação e classificações finais obtidas em cada uma delas, emitida ou traduzida em língua portuguesa ou inglesa*;
  • Declaração de não prescrição emitida pelo estabelecimento superior de origem*;
  • Plano de estudos do curso anteriormente frequentado*;
  • Comprovativo dos pré-requisitos, se aplicável;
  • Outra documentação em função da forma de ingresso do candidato no ensino superior:
    • Concurso nacional de acesso – certificado de média de acesso ao ensino superior (ficha ENES) e historial de candidatura ao ensino superior*;
    • ngresso em estabelecimento de ensino superior estrangeiro - certidão emitida pela DGES que comprove que a formação apresentada pelo requerente é de nível superior no sistema educativo de origem, se aplicável, e certidão de aprovação nas disciplinas consideradas homólogas das provas de ingresso exigidas para acesso ao curso pretendido;
    • Modalidades especiais de acesso:
      • Maiores de 23 anos - documento comprovativo da aprovação e da matriz de conteúdo, relativo às provas para o acesso ao ensino superior especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23*;
      • Estudantes internacionais – documentação constante do artigo 9.º do Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional na Universidade dos Açores;
      • Diploma de especialização tecnológica – documento comprovativo de diploma de especialização tecnológica*, conforme o caso, documento comprovativo da aprovação na prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos do ensino politécnico em que o estudante pretende ingressar** ou  a ficha ENES.

Calendarização e vagas a concurso

Calendarização

Vagas

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

Resultados

Edital 08-09-2017

Retificação ao Edital de 08-09-2017

Edital 21-09-2017

Edital 26-09-2017

Edital 06-10-2017

Edital 31-10-2017

Edital 20-11-2017

 

* não aplicável aos candidatos cuja última matrícula tenha sido na UAc

** não aplicável aos candidatos que tenham realizado as provas na UAc

 

Maiores de 23 anos

Podem candidatar-se através do concurso especial - acesso para maiores de 23 anos os cidadãos nacionais ou estrangeiros que completem 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas desde que não tenham habilitação de acesso para o curso pretendido e que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, na instituição de ensino a que se pretende candidatar.

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Documento comprovativo da aprovação e da matriz de conteúdo, relativo às provas para o acesso ao ensino superior especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23*;
  • Documento comprovativo da nota obtida na prova escrita realizada no processo de avaliação da capacidade para o acesso a um curso superior*;
  • Comprovativo de pré-requisitos, se aplicável.
  • Fotografia.

Calendarização e vagas a concurso

Calendarização

Vagas a concurso

Regulamento

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

Resultados

Edital 08-09-2017

​Edital 20-09-2017

Edital 21-09-2017

Edital 26-09-2017

Edital 26-10-2017

Edital 31-10-2017

Edital 09-11-2017

 

* não aplicável aos candidatos que tenham realizado a prova na UAc.

Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica

Podem candidatar-se através do concurso especial – titulares de diploma de especialização tecnológica os estudantes que tenham concluído um Curso de Especialização Tecnológica.

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Diploma de Curso Tecnológico de Nível V, ou legalmente equivalente, com a classificação final*;
  • Conforme o caso, ou documento comprovativo da aprovação na prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos do ensino politécnico em que o estudante pretende ingressar, ou ficha ENES;
  • Certidão de um curso de ensino secundário, quando completo, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Fotografia.

Calendarização e vagas a concurso

Calendarização

Vagas a concurso

Regulamento

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

Resultados

Edital 08-09-2017

 

* não aplicável aos candidatos que tenham realizado a prova na UAc.

 

Titulares de Cursos Superiores

Podem candidatar-se através do concurso especial – titulares de cursos superiores, os titulares de um curso de bacharelato, de um curso de licenciatura ou de um ciclo de estudos integrado conducente ao grau de Mestre.

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Documento comprovativo da titularidade de um curso superior português, ou de equivalência a um curso superior português, com a respetiva classificação final;
  • Comprovativo da classificação de ingresso no Ensino Superior (historial de candidatura ao ensino superior);
  • Comprovativo de pré-requisitos, se aplicável;
  • Os candidatos ao curso de licenciatura em Enfermagem devem apresentar uma certidão discriminada com as classificações obtidas por unidade curricular;
  • Fotografia.

Calendarização e vagas a concurso

Calendarização

Vagas a concurso

Regulamento

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.

Resultados

Edital 08-09-2017

Edital 21-09-2017

Edital 26-09-2017

Edital 26-10-2017

Edital 30-10-2017

Edital 31-10-2017

 

Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional

Podem candidatar-se os estudantes que tenham concluído um Curso Técnico Superior Profissional.

Documentos necessários:

  • Formulário eletrónico devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação civil e fiscal válido (facultativo);
  • Diploma de Técnico Superior Profissional, com a classificação final;
  • Conforme o caso, ou documento comprovativo da aprovação na prova de ingresso específica que visa avaliar a capacidade para a frequência do ciclo de estudos do ensino politécnico em que o estudante pretende ingressar, ou ficha ENES;
  • Certidão de um curso de ensino secundário, quando completo, ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Fotografia.

Calendarização e vagas a concurso

Calendarização

Vagas a concurso

Regulamento

Candidatura

A candidatura obriga ao pagamento de um emolumento no valor de € 80. O pagamento poderá ser feito por MB, utilizando a referência multibanco indicada no formulário, ou presencialmente nas tesourarias da UAc.